sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Televisões

A TV não é tão recente como se pensa. Quando Constantin Perski cunhou o termo "televisão", no Congresso Internacional de Eletricidade em Paris, em 1900, já havia experimentos de transmissão de imagens à distância por meio de uma combinação de sistemas mecânicos e eletricidade.

Em 1884 já existiam as telefotos, e foi neste ano que o alemão Paul Nipkow patenteou um aparelho, um disco que levava seu nome e foi a primeira tentativa de transmitir imagens em movimento.

Entre 1925 e 1927, o inventor escocês John Baird retomou e aprimorou o disco de Nipkow, exibindo o seu ainda precário sistema público de televisão, com uma definição que não excedia 30 linhas.

Anos depois, quando ocorreram as primeiras transmissões em Paris, a definição era de 60 linhas, e em 1935 chegaram a 180.

A partir de 1937, as emissões eletrônicas podem ser consideradas o início da televisão moderna.

Os receptores foram desenvolvidos paralelamente. Mesmo com modificações, durante todo o século XX seu funcionamento se baseou no iconoscópio, o primeiro tubo eletrônico criado pelo russo Vladimir Zworykin em 1931.

Nesta mesma época começaram as experimentações que, duas décadas mais tarde, levariam a um avanço definitivo: a televisão em cores.

Algumas Curiosidades.

Você sabia que existem aproximadamente 175.000.000 televisões no mundo? E que um quarto dessas TVs está na China?

Que existem 22.683 emissoras se TV no mundo? E que o país com mais emissoras é a Rússia?
Que o record de TVs vendidas em uma ano foi da Panasonic com 300.000.000?

Nenhum comentário:

Postar um comentário